Primo do Caldo Verde português, o Bambá de Couve mineiro (ou Mingau de Couve) feito com fubá é perfeito pra essas noites frias… A receita é simples e fácil de fazer, além de ser nutritiva e muito saborosa!!

Eu usei o fubá de milho caipira feito no moinho de pedra centenário do Projeto Crioulo. Eles cultivam milhos descendentes dos milhos primitivos originados do México há milhares de anos, através de sistemas agrícolas sustentáveis, ajudando a garantir a sobrevivência de diversas raças de milhos crioulos. O aroma, a textura e o sabor são incríveis!!

PS: não é publipost, o trabalho deles tem tudo a ver com a proposta do Cozinha Clara de valorizar o pequeno produtor e a produção sustentável e por isso merece e deve ser divulgado!

Vamos à receita:

Ingredientes

  • 200g de linguiça defumada
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picados
  • 6 xícaras (chá) de água (ou caldo de carne ou de legumes)
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 4 folhas de couve previamente higienizadas e rasgadas grosseiramente em pedaços pequenos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Se a linguiça for grossa, corte-a ao meio no sentido do comprimento e depois em rodelas de 0,5 cm. Se for fininha, não precisa cortar ao meio, somente em rodelas. Leve uma panela grande ao fogo baixo e doure a linguiça (ela vai soltar gordura, mas se estiver grudando no fundo, coloque 1 colher (sopa) de azeite ou óleo).

Acrescente a cebola e refogue até ela ficar transparente (cerca de 5 min.), mexendo de vez em quando. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.

Acrescente cinco xícaras (chá) de água e misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos (são eles que darão sabor ao caldo).

Dissolva o fubá à parte em 1 xícara (chá) de água. Adicione o fubá molhado à panela aos poucos, mexendo para não empelotar. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até o caldo engrossar e o fubá perder o gosto de cru.

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo e acrescente a couve rasgada, que irá cozinhar no calor do caldo. Mexa bem. Quando ela murchar, o bambá está pronto. Sirva bem quente.

Rende 4 porções.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam