Se você ama milho como eu, já reparou que é nesta época do ano (meses de maio e junho) que encontramos espigas fresquinhas nas feiras e mercados pra gente se deliciar. Mas você sabe escolher o milho?
COMO ESCOLHER
Quando for comprar milho na espiga, repare nos grãos: quanto mais estufados e de cor amarelo-claro, mais nova é a espiga e mais macio vai ficar o milho depois de cozido. A palha deve estar bem verde e o cabelo, marrom escuro. Dê preferência para comprar milho com a palha, assim as espigas duram mais tempo na geladeira. Caso esteja sem a palha, verifique se a ponta da espiga está macia – isso é sinal que o milho está fresco.
COMO ARMAZENAR
Conserve o milho com a palha na geladeira, embrulhado em papel umedecido dentro de saco plástico – se estiver todo coberto com a palha, nem precisa de papel para manter a umidade dos grãos.
COMO CONGELAR
Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.
COMO PREPARAR
Cru: não dá para comer milho cru; ele pode entrar ralado ou batido em receitas de bolo, mingua, curau.
Cozido: mesmo depois de cozidos, os grãos apresentam resistência à mordida – dão aquela sensação de “estourar” na boca. Também ficam mais adocicados. Dá para comer direto na espiga cozida, só com sal, com sal e manteiga, ou com especiarias como a páprica.
Debulhados, os grãos viram salada. Debulhados ainda crus, os grãos podem ser cozidos para preparar creme de milho, sopa, cozido de carne ou recheio de torta.
Grelhado: a espiga inteira grelhada deixa o milho com sabor chamuscado delicioso – sem contar o visual queimadinho, que é lindo.
Refogado: os grãos permanecem doces, mas também absorvem o sabor dos temperos. Salsinha picadinha no refogado de milho é um clássico.
Aqui no Cozinha Clara estamos em plena Festa do Milho, com receitas doces e salgadas para agradar todos os paladares.
Fonte: site Panelinha
Imagem de Couleur por Pixabay