Servido tradicionalmente no famoso chá da tarde inglês, este sanduíche de cream cheese com pepino é bom em qualquer hora do dia! Aqui ele fez parte do cardápio do almoço de aniversário da minha filha e foi uma entradinha leve e refrescante em um dia escaldante.
A base é pão de forma sem casca (branco ou integral), que recebe uma pasta leve feita com cream cheese, iogurte, cebolinha e um toque de limão e pimenta, coberta com fatias bem finas de pepino. A receita tradicional também leva endro (dill), mas como aqui no Brasil é mais difícil de encontrar, eu não coloquei.
Como o pepino tem muita água, o segredo para o pão não ficar encharcado é desidratar o pepino com sal antes, passar a pasta de cream cheese nas duas fatias de pão, e montar o sanduíche no dia em que ele será consumido.
Ingredientes
- 1 pepino (de preferência o japonês, que tem menos água)
- 300g de cream cheese (2 potes) em temperatura ambiente
- ¼ de xícara (chá) de iogurte integral sem sabor
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- ¼ de colher (chá) de sal
- pimenta do reino moída na hora a gosto
- ¼ de xícara (chá) de cebolinha picada em rodelas finas
- 1 pacote de pão de forma branco ou integral, sem a casca (se só achar com casca, remova antes de montar os sanduíches)
Modo de preparo
Lave e seque o pepino. Corte em fatias bem finas usando uma mandolina ou uma faca. Coloque as fatias sobre papel toalha e polvilhe com sal. Deixe descansar por 15-30 minutos para extrair a umidade. Seque com toalhas de papel limpas.
Enquanto isso, em uma tigela média, misture com um batedor de arame o cream cheese, o iogurte, o suco de limão, o sal e pimenta a gosto até ficar cremoso. Junte a cebolinha e misture delicadamente.
Espalhe a pasta de cream cheese em um lado de cada fatia de pão. Coloque as fatias de pepino por cima, em metade das fatias de pão. Cubra com as fatias de pão restantes, com a mistura de cream cheese voltada para baixo. Corte cada sanduíche ao meio, na diagonal, e cada metade ao meio novamente.
Sirva a seguir.
Rende em torno de 40 minissanduíches.
Uma resposta