Como uma salada tão simples pode ser tão deliciosa e fácil? Ela fica parecendo uma pastinha, ideal para ser servida com pão sírio.

É a berinjela defumada que dá o toque especial, aliás, na culinária árabe ela é base para várias preparações maravilhosas, como o famoso babaganush.

Encontrei essa receita no excelente livro “Sabores da Pérsia”, que me foi apresentado pela minha amiga Rachel Távora.

Ingredientes

  • 2 berinjelas finas
  • 1/2 pimentão vermelho sem sementes, picado em cubinhos pequenos
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho ralado
  • suco de 1 limão taiti pequeno
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • folhas de salsinha picadas

Modo de preparo

Espete um garfo grande na ponta mais fina de cada berinjela. Segurando o garfo, chamusque as berinjelas inteiras sobre a chama do fogão, virando para queimar todos os lados, até a casca ficar preta e a berinjela macia por dentro (espete um palito para verificar). Coloque as berinjelas em um refratário para esfriarem.

Com uma faquinha de serra, vá puxando a casca queimada até retirá-la completamente. Se preferir, corte as berinjelas ao meio e retire a polpa com uma colher. Coloque em uma peneira para escorrer a água por 5 min. Pique as berinjelas em pedaços bem pequenos, transfira para uma tigela com os cubinhos de pimentão e misture.

Coloque o azeite em uma tigela pequena, acrescente o alho, o suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto e misture. Despeje esse molho sobre as berinjelas, adicione a salsa picada e mexa bem antes de servir com pão sírio.

Pode ser preparada com antecedência e mantida na geladeira em um recipiente fechado.

Rende de 4 a 6 porções como entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam