Ambrosia tem cheiro e gosto de infância na casa de vó…
Conhecida como a “comida dos deuses” na mitologia grega, por ser reservada apenas ao Olimpo, cá na Terra é uma sobremesa de receita singela, à base de leite, ovos e açúcar. Apesar de não ter poderes mágicos, garante momentos de felicidade para quem a come.
Sua origem é ibérica. Desde a Idade Média, a doçaria portuguesa se baseia em dois ingredientes: ovo e açúcar, e a ambrosia nasce nesse contexto.
Essa versão leva suco de laranja e licor de laranja, o que garante um sabor extra especial, digno dos deuses do Olimpo… Vi no excelente livro “A mesa com Clarita e Cidinha”, da Andrea de Magalhães Matos.
E a colherzinha linda do doce é mais um achado da querida Dani da @cadivo_garimpoafetivo 🥰.
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 1/2 litro de leite (2 xícaras de chá)
- 1 pau de canela
- 2 cravos-da-índia
- 1 colher (sopa) de licor de laranja
- 4 ovos
Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela média, de fundo grosso, com o açúcar e o suco de laranja. Quando ferver, abaixo o fogo.
Enquanto isso, coloque o leite para ferver em uma caneca com o pau de canela, o cravo e o licor. Jogue o leite quente com as especiarias na panela quando o suco e o açúcar atingirem o ponto de fio fino – mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Mexa até ficar homogêneo e continue cozinhando em fogo baixo.
Bata os ovos na batedeira até que fiquem bem espumosos (cerca de 5 min).
Quando a mistura de leite começar a engrossar, parecendo um doce de leite mole, adicione os ovos batidos e não mexa. Deixe que os ovos cozinhem e, com cuidado, vá descolando-os da borda da panela com uma escumadeira.
Quando os ovos estiverem cozidos, misture delicadamente para partir o doce em pedaços menores. Retire a panela do fogo. Passe o doce para uma compoteira de vidro e leve para gelar.
Polvilhe com canela e sirva gelada.
Fonte: Revista Casa e Jardim