Já definiu seu cardápio de Páscoa? Tradicionalmente é dia de comer peixe, e o ícone desta data costuma ser o bacalhau. Mas cada vez mais outras opções (mais em conta) são bem-vindas à mesa.
QUAL BACALHAU?
O bacalhau autêntico é o gadus morhua (nome científico) e vem das águas do Atlântico Norte. É um produto nobre (e importado), que sempre foi caro e agora está mais caro ainda.
Geralmente, o bacalhau é vendido salgado e seco e precisa passar pelo processo de dessalga de 12 horas, em que a água é trocada por cinco vezes, numa tigela que deve ser sempre mantida na geladeira.
OPÇÕES MAIS EM CONTA
Agora, não é porque não vai rolar comprar o lombo do bacalhau que você precisa riscar o tradicional peixe salgado da mesa da Páscoa. Existem opções mais em conta, que dão supercerto em preparos que fazem bonito em dia de festa.
Uma opção é comprar as lascas de bacalhau, também vendidas salgadas e que também devem passar por dessalga. Como são aparas, saem consideravelmente mais em conta no preço por quilo, com a vantagem de ter o sabor marcante e intenso do tradicional bacalhau. São ideais para o preparo de arrozes com bacalhau.
Já a escolha mais em conta de todas é o bacalhau comprado desfiado, dessalgado e congelado. Além do preço, ele tem outra vantagem: não precisa dessalgar. É mais prático. Mas o sabor não é o mesmo, precisa caprichar nos temperos para dar uma compensada. Por isso dá supercerto com receitas gratinadas como lasanha e bacalhau espiritual.
PEIXE FRESCO
Já se for preparar peixes frescos, não precisa desistir da receita só porque não encontrou a variedade específica recomendada. Os peixes são intercambiáveis.
Filé de peixe
Se a receita pedir pescada branca, também vale linguado, tilápia ou merluza.
Peixe em tranche
Esses têm a carne mais firme. O grupo é formado por namorado, robalo, badejo e bacalhau fresco.
O caso do salmão e do atum fresco
Eles são peixes firmes, mas não estão no mesmo grupo do namorado, robalo ou badejo porque têm sabor muito distinto. Então, se substituir, muda o resultado da receita.
Se gostou dessas dicas, salva e compartilha 😉
Fonte: Site Panelinha