Rosbife é um clássico e era presença obrigatória nos almoços semanais e em todas as ocasiões festivas na casa da minha avó Ilka. Ótima opção para as festas de fim de ano, pode ser preparado de véspera e mantido na geladeira bem embalado no plástico filme (desse jeito fica mais fácil conseguir fatias bem finas). Pouco antes de servir, fatie com uma faca afiada e sirva em temperatura ambiente com um molho bem gostoso, como o pesto de pistache (receita aqui).
Ingredientes
1 kg de filé mignon bem limpo
1 colher (chá) de mostarda amarela em pó
1 colher (chá) de páprica defumada em pó
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire a peça de filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos, enquanto o forno aquece.
Numa tigela pequena, misture a páprica com a mostarda em pó. Disponha a peça de filé mignon na tábua e tempere com sal, pimenta e a mistura de mostarda com páprica. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos por toda a superfície da carne.
Aqueça uma frigideira ou assadeira que possa ir do fogo ao forno e doure a carne de todos os lados, em fogo alto. Leve ao forno e asse por 10 a 15 minutos para malpassado (você sentirá que a carne está bem molinha se tocar com a ponta do dedo), de 15 a 20 minutos para ao ponto (a carne começará a enrijecer, mas ainda estará macia) e de 20 a 30 minutos pra bem passado (ela estará bem firme).
Retire do forno, deixe repousar sobre um prato por 30 minutos virando algumas vezes pra distribuir os sucos da carne. Depois que a carne tiver esfriado, embale em plástico filme e leve à geladeira de 6 a 24 horas pra repousar e firmar bem antes de cortar.
Serve 6 pessoas.