Aqui meu prato está sempre cheio, e hoje parei para pensar como sou privilegiada por isso.
Há poucos dias a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) divulgou relatório que comprova o grave cenário de fome e insegurança alimentar em nosso país.
• 33,1 milhões de pessoas estão passando fome (16% da população)
• Apenas 4 entre 10 famílias têm acesso pleno à alimentação
• A FOME TEM GÊNERO: 6 de cada 10 lares comandados por mulheres convivem com a insegurança alimentar
• A FOME TEM COR: 65% dos lares comandados por pessoas pretas e pardas convivem com a fome
• A FOME TEM CEP: Norte (25%) e Nordeste (20%) são as regiões mais afetadas pela insegurança alimentar
MAS O QUE VOCÊ E EU PODEMOS FAZER PARA MUDAR ESSE CENÁRIO?
5 ATITUDES PARA ADOTAR HOJE
1 – Não desperdice comida
Programe as refeições da semana e faça listas de compra, evitando levar para casa itens além dos necessários. Se sobrou alimento, congele ou utilize em outros preparos. Resolveu comer fora? Peça meia porção ou leve o que sobrou para casa.
2 – Utilize menos água
A água é um elemento básico utilizado na produção de alimentos. Reduza o tempo no banho, feche a torneira ao escovar os dentes.
3 – Consuma produtos locais
Ao dar preferência a produtos produzidos próximo à sua cidade, você apoia agricultores familiares e pequenas empresas em sua comunidade. É só procurar a feira de rua mais próxima.
4 – Adote uma dieta saudável e sustentável
Uma alimentação saudável não precisa ser elaborada, nem ter muitos ingredientes. Resgate o velho e bom arroz com feijão no cardápio do dia a dia e reduza o consumo de carne. Capriche nas hortaliças e fuja dos ultraprocessados. Descascar é muito melhor do que abrir embalagens.
5 – Seja solidário. O primeiro ponto é defender um mundo sem fome. Para isso, é importante discutir o assunto e atuar para erradicar o problema. Vale contribuir com organizações, doar cestas básicas e alimentos.
A FOME AFETA E DIZ RESPEITO A TODAS AS PESSOAS