Que tal aproveitar as férias para convidar as crianças para fazer uma pequena horta em casa e ter ervas sempre frescas para temperar seus pratos? Não é preciso muito espaço, ela pode ser feita em qualquer cantinho que tenha iluminação natural. O ideal é que a horta receba luz do sol entre 2 a 4 horas diárias.
Programe uma ida a uma boa loja de jardinagem para comprar todos os produtos necessários.
Como montar a horta
Escolha recipientes com um furo no fundo para que a água possa escoar. No recipiente, adicione uma camada de argila expandida, coloque uma camada de areia por cima ou utilize a manta de drenagem.
Agora é só adicionar o substrato. Caso esteja usando mudas, adicione terra o suficiente para receber as raízes da planta. Tente inseri-la de modo que fique firme na terra.
Caso esteja iniciando com sementes, adicione o substrato até uns 2 ou 3 dedos abaixo da borda do vaso. Use o borrifador para umidificar o substrato antes de plantar. A embalagem das sementes irá trazer as orientações sobre o plantio.
4 ervas essenciais
Manjericão
Erva da pizza e do molho pesto, precisa de muito sol (4 horas por dia) e muita água. Por isso, é melhor deixar um vaso só para ele próximo à janela ou na varanda. Molhe duas ou três vezes por semana, ou quando a terra estiver seca.
Alecrim
O alecrim é um tempero marcante e cheiroso, que vai bem com frango e carne de porco, batata e abóbora assada. Prefere lugares frescos e com luz solar indireta. Você pode, inclusive, deixá-lo na cozinha.
Hortelã
Aromática e de sabor refrescante, a hortelã harmoniza com saladas, quibe, tabule e carne de cordeiro. É uma planta que precisa de muita água. Regue-as em dois e dois dias. Pleníssima, ela cresce tanto à meia sombra ou sob o sol.
Tomilho
Famoso por seu sabor picante, vai bem com molhos, carnes cozidas e cogumelos. É uma erva rústica que não precisa de tantos cuidados. Não necessita de muita água, para descobrir se é hora de regá-lo coloque o dedo na terra e só molhe se ela estiver seca.