Na Páscoa, a tradição (irresistível) do chocolate não pode faltar. E para quem gosta de vinho, pode bater aquela dúvida na hora de combinar os dois.
Confira algumas dicas:
Chocolate branco e vinhos doces
O chocolate branco é feito com manteiga de cacau. Se você ama esse tipo e quer aproveitá-lo com o vinho, recomendamos as opções doces (branco ou tinto). Chocolate e vinho doce harmonizam porque existe um equilíbrio entre os níveis de doçura.
Já os vinhos com acidez média ou alta, além de textura mais cremosa e amanteigada, são indicados para também limpar o sabor do chocolate e igualar seu peso.
Chocolate ao leite e vinhos espumantes
Chocolate ao leite tem uma porcentagem relativamente baixa de cacau, compensando com o leite e açúcar, trazendo mais concentração de gordura. Tudo isso deixa o sabor pesado, o que dificulta bastante encontrar o vinho certo para combinar.
Os espumantes moscatel podem ser uma boa escolha para complementar esse sabor, principalmente aqueles com baixo teor alcoólico, para não criar muito conflito. Ainda assim, é melhor testar seus vinhos favoritos e encontrar aqueles que seu paladar mais gosta. Não há uma resposta única para combinar vinho e chocolate ao leite.
Chocolate amargo e vinhos tintos
Quando alguém está começando a experimentar a harmonização entre chocolate e vinhos, o recomendado é iniciar pelos chocolates meio amargos ou amargos, que tenham entre 50% e 70% de cacau. Isso porque o baixo teor de açúcar e gordura facilita a combinação com o sabor e a acidez de mais tipos de vinho.
O ideal é buscar um vinho tinto bem encorpado. É mais fácil enfatizar seu sabor, seja pela similaridade com o chocolate ou pelo contraste. Para similaridade, busque os vinhos secos. Para contraste, opte pelos licorosos.
Fonte: Chocolate Academy
2 respostas
ficou muito bom
Obrigada, Gustavo, que bom que gostou!!