Tudo sobre a mandioca

22 de abril é o Dia da Mandioca, e como eu amo! Tem nada mais brasileiro, mais nosso do que ela, que já era a base da alimentação por aqui antes de os portugueses chegarem! Talvez seja por isso que todas as regiões têm pelo menos um prato importante com ela. Sem falar que é dela que sai a tapioca, o sagu, a farinha, indispensável na mesa brasileira.

Cada lugar do país tem um jeito de chamar essa raiz. Você diz aipim, macaxeira ou mandioca?

COMO PREPARAR
Crua: a mandioca contém ácido cianídrico, que é tóxico, e por isso não deve ser consumida crua. Basta passar por algum método de cozimento para eliminá-lo.

Cozida: a mandioca leva cerca de 45 minutos para cozinhar; assim, a maneira mais prática é usar a panela de pressão. Cuidado com o tempo de cozimento: a mandioca vai de firme a macia, quase amanteigada, mas se cozinhar demais, desmancha e vira sopa. Depois de cozida ela pode ser consumida pura ou ir além: pode ser então frita, virar arepa ou bobó.

Frita: antes de fritar, os pedaços de mandioca devem ser cozidos, do contrário a mandioca ficará crua, dura e seca. Dica: a mandioca deve estar cozida mas ainda firme para não desmanchar quando mergulhar no óleo quente.

Assada: antes de assar, a mandioca também deve estar cozida. O forno precisa estar pré-aquecido e os pedaços devem ser regados com azeite para ganhar um tom dourado. Eles ficam mais sequinhos e crocantes que os fritos. O jeito mais fácil é cortar os palitos depois que a mandioca estiver cozida firme.

Ensopada: cortada em pedaços menores, a mandioca absorve os sabores da preparação, fica macia e engrossa o caldo da receita. Nem precisa de panela de pressão.

Dica: a fibra central da raiz deve ser descartada (depois de cozida) no caso do preparo de purês ou sopas.

2 respostas

  1. Hello there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it’s really informative. I’m going to watch out for
    brussels. I’ll appreciate if you continue this
    in future. Lots of people will be benefited from
    your writing. Cheers! Escape room lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam