Começou a temporada de crianças em casa! Férias escolares são uma boa oportunidade de aproximá-las da cozinha. Uma alimentação saudável não se resume ao prato: ela é também educação e cultura.
Participar de todas as etapas – da compra dos alimentos, do preparo da comida, da arrumação depois da refeição – ensina à criança sobre a importância da alimentação.
Confira abaixo 5 atividades para as crianças se envolverem com a cozinha e apreciarem o alimento:
- Participar da compra dos alimentos
Uma criança que vai à feira e compra o morango com os pais, depois lava o morango e come a fruta fresca sabe bem a diferença entre a fruta e o sabor artificial da bala.
- Ajudar a organizar as compras
Guardar a caixa de leite, o pacote de macarrão, os legumes e as frutas é uma ação simples e as crianças se sentem úteis e importantes na rotina da casa.
- Auxiliar no preparo das refeições
Com um pouco de planejamento e uma dose extra de tempo, dá para incluir as crianças. Segurança em primeiro lugar. Fogo e faca, nem pensar. Com supervisão, elas podem lavar frutas e hortaliças, medir ingredientes, quebrar ovos e misturar massas.
- Fazer as refeições à mesa, em família
A criança aprende pelo exemplo, por isso é importante que a família faça pelo menos uma refeição do dia junta. Rotina, ambiente adequado e o comportamento do adulto são fundamentais para que a criança faça uma boa refeição.
- Contribuir na arrumação da mesa e da cozinha
É importante ensinar, desde cedo, que a criança ajude na rotina do lar. Quanto mais cedo ela se habituar a participar dessas atividades, mais se sentirá parte da família e se interessará em cooperar.
Não se esqueça que a sua orientação é fundamental. Não tenha a expectativa de que tudo saíra perfeito. Na vida trabalhamos com o real, o ideal e o possível.
Fonte: @karinafernandesmb e @panelinha_ritalobo