Quando quiser impressionar, apenas faça esse molho à bolonhesa. Receitas existem aos montes, das mais simples às mais complexas. Essa tem uma base clássica de cebola, salsão e cenoura (o famoso sofritto italiano), e ainda leva leite – que traz maciez à carne – e vinho branco, ambos deixam o molho mais intenso e equilibrado em doçura e em acidez. Todos esses componentes contribuem para um molho delicioso, rico e encorpado, com um sabor realmente diferenciado. Sirva com angu (receita aqui), com uma boa massa ou use para fazer uma lasanha realmente especial!
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande em cubinhos
- 1 talo de salsão em cubinhos
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 dentes de alho picadinhos
- 400g de carne moída (patinho ou acém)
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 caixinha de polpa de tomate (520g)
- 1 folha de louro
- Óleo vegetal
- Sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e pitadas de açúcar a gosto
Modo de preparo
Em fogo alto, aqueça a manteiga e um fio de óleo numa panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte o salsão, a cenoura, o alho, 1 pitada de sal e espere murchar.
Acrescente a carne, ½ colher (chá) de sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Misture separando os pedaços até a carne mudar totalmente de cor e começar a ganhar uma cor.
Adicione o leite e a noz-moscada, deixe em fogo alto até evaporar totalmente, misturando de vez em quando.
Acrescente o vinho, deixe ferver por 1 minuto e junte a polpa de tomate e a folha de louro. Abaixe o fogo logo que ferver.
Cozinhe com a panela semitampada por 30 minutos a 1 hora, mexendo de 5 em 5 minutos, até o molho estar bem saboroso e encorpado. Adicione um pouco de água se estiver secando demais.
Prove e, se precisar, acerte o sal, a pimenta e a noz-moscada. Se for preciso, ajuste a acidez com pitadas de açúcar. Descarte a folha de louro e retire do fogo.
O molho pode ser preparado com até 3 dias de antecedência se mantido na geladeira.
Receita levemente adaptada do Na Cozinha da Helô.