Sobremesa leve ideal para fechar uma refeição farta, esse carpaccio de abacaxi é finalizado com açúcar de hortelã para trazer frescor e sabor. Fácil, simples e delicioso! Esta é mais uma ideia do excelente livro “Sabores da Pérsia”, de Sabrina Ghayour.

Originalmente criado à base de carne, o carpaccio foi inventado em Veneza, em 1950, no Harry’s Bar. A receita consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com mostarda, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta-do-reino branca.

Atualmente, o termo carpaccio é usado para denominar qualquer prato de carne, peixe, fruta ou legume cru finamente cortado.

Ingredientes

  • 1 abacaxi grande
  • 10 folhas grandes de hortelã fresco
  • 1 colher (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo

Apare as pontas do abacaxi. Coloque-o de pé em uma tábua e descasque com uma faca de serra, de cima para baixo, correndo a faca até a base. Corte fundo o suficiente para tirar todos os pontos pretos da polpa.

Divida o abacaxi em 4 gomos longos, cortando-o ao meio no sentindo do comprimento, e depois ao meio novamente, no sentido do comprimento. Com a faca, tire o centro duro da fruta. Então, fatie fino cada gomo no sentido da largura e reserve.

Para fazer o açúcar de hortelã, pique as folhas, junte o açúcar e continue picando até o açúcar derreter e virar uma caldinha de hortelã. Você também pode picar as folhas e socar com o açúcar em um pilão.

Arrume as fatias de abacaxi em um prato de servir grande (ou em pratos individuais), sobrepondo levemente as fatias em formato de círculo, partindo da borda. Polvilhe com o açúcar de hortelã e sirva.

Rende 4 porções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam