Esta receita é pra você que tem o sonho de fazer sua focaccia. Fácil de preparar, o trabalho é todo do tempo: a fermentação é longa, acontece na geladeira e dispensa a sova. Para homenagear a primavera, fiz um jardim usando cebola roxa, salsinha e cebolinha. Ficou um charme… Receita da musa @panelinha_ritalobo.
Ingredientes
- 3 e ¼ de xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 e ¾ de xícara (chá) de água morna
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal grosso
- 3 ramos de alecrim debulhado
Modo de preparo
Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água morna e misture com uma espátula até que a farinha absorva toda a água. A massa ficará grudenta — é assim mesmo.
Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela grande o suficiente para a massa poder crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para essa tigela. Com a espátula, vire a massa de baixo para cima, para que fique besuntada com o azeite. Não é preciso que o azeite seja incorporado à massa, apenas que cubra a superfície.
Cubra a tigela com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 36 horas. Passado esse tempo, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30×20 cm — se não for antiaderente, regue o fundo com azeite. Espalhe a massa no fundo da assadeira.
Cubra com um pano e deixe descansar por 50 min. Quando faltarem 30 min, preaqueça o forno a 220 °C. Bata o sal grosso no pilão para que se quebre em pedaços menores.
Passado o tempo de descanso, umedeça a ponta dos dedos com água e pressione a massa sem perfurar nem rasgar. Salpique o alecrim, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e polvilhe o sal grosso. Disponha os talos de cebolinha e, no topo de cada um, meia cebola roxa (sem casca). Na base dos talos, distribua folhas de salsinha.
Asse por 15 min a 220 ºC, até que infle e comece a dourar nas bordas. Abaixe a temperatura para 200 ºC e asse por mais 15 a 20 min, ou até dourar. Retire a focaccia do forno e transfira para uma gradinha (ou coloque sobre a grade do fogão) para que amorne antes de cortar.