Para enfrentar este calor, não tem receita mais fácil e gostosa. Pastinha de abacate de origem mexicana, o guacamole é um acompanhamento delicioso e versátil. Vai bem com peixes, grelhados, ou da maneira tradicional, como aperitivo, servido com nachos.
O pulo do gato está na escolha do abacate, que precisa estar bem maduro. No México é usada a variedade “avocado”, abacate pequeno com a casca escura e rugosa, que já é encontrado no Brasil. Ele é mais firme e menos doce. Mas o nosso atende bem. E quem gosta de comida mais apimentada pode acrescentar meia dedo-de-moça picadinha.
Eu gosto de fazer o guacamole uma horinha antes e levar à geladeira para servir bem geladinho.
Ingredientes
- 1 abacate grande maduro ou 4 avocados maduros
- 2 tomates maduros (eu usei uma xícara de tomate sweet grape cortado em tiras, sem sementes)
- coentro ou salsinha picada a gosto
- caldo de 1 limão
- 1 cebola roxa pequena em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho pequeno ralado
- ½ pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional)
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Com uma colher, retire a polpa e transfira para uma tigela. Regue o abacate com o caldo de limão e amasse com um garfo até formar um purê rústico.
Lave e seque o tomate e o coentro/salsinha. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte as metades em cubos pequenos. Pique grosseiramente as folhas de coentro/salsinha.
Junte o tomate, o coentro e a cebola roxa picada ao abacate amassado, tempere com o azeite, o alho ralado, a pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem e sirva imediatamente, ou mantenha tampado na geladeira.
Serve 4 pessoas como acompanhamento ou 6 como aperitivo.
