Fácil e rápido de preparar, picles de pepino é curinga para finalizar outras preparações, adicionando camadas de textura e de sabor! Por aqui ele é figurinha fácil em saladas e sanduíches variados. Pare já de comprar o picles no supermercado e mãos à obra!

Ingredientes

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • ¾ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de sementes de coentro
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

No pilão, quebre as sementes de coentro e transfira para uma panela pequena. Misture o vinagre, o sal, o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até ferver e o açúcar dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.

Separe um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético, que comporte pelo menos 500 ml.

Com uma escovinha para legumes, lave os pepinos e a pimenta dedo-de-moça sob água corrente e seque bem com um pano. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, raspe e descarte as sementes. Apoie a parte cortada na tábua e fatie as metades do pepino em meias-luas de 0,5 cm.

Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe e descarte as sementes. Fatie fino cada metade. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Transfira os pepinos e a pimenta dedo-de-moça fatiados para o pote de vidro e regue com a mistura de vinagre e açúcar fria.

Tampe e leve o pote à geladeira para curtir por pelo menos 12 horas. Mantenha a conserva na geladeira por até uma semana.

Serve 8 porções.

Receita @panelinha_ritalobo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam