Sopa fria de liquidificador pra espantar o calor. Gazpacho é uma receita típica da região espanhola da Andaluzia feita com vegetais crus. Tomate e pepino refrescam; pimenta e alho aquecem o sabor.
De origem árabe, a palavra “Gazpacho” significa “pão encharcado”, e esse ingrediente é essencial pra trazer cremosidade ao prato.
Extremamente versátil, o gazpacho vai bem em qualquer ocasião e pode ser servido como entradinha, acompanhamento e como prato principal em dias de calor.
Ingredientes
- 1 fatia de pão italiano amanhecido
- 1 lata de tomate pelati
- 2 tomates maduros
- ½ pepino japonês
- ¼ de pimentão vermelho
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto (usei aceto balsâmico)
- 1 colher (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
No copo do liquidificador, coloque a fatia de pão em pedaços e cubra com o tomate pelati em cubos. Deixe amolecer enquanto prepara os outros ingredientes.
Lave e seque o pepino, o pimentão e os tomates. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte as metades em pedaços. Descarte as pontas e corte o pepino em pedaços. Corte o pimentão, retire as sementes e pique em pedaços. Descasque o dente de alho. Transfira os ingredientes para o copo do liquidificador.
Adicione o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta do reino e bata por cerca de 2 minutos, até formar uma sopa lisa. Prove e acerte o sal e a pimenta, se necessário. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
Pode servir em tigelas ou em copos pequenos, como se fosse um shot!
OBS: Como guarnição, coloquei cubinhos de pepino e pimentão vermelho, e croutons. Você também pode servir com uma bola de sorvete de queijo de cabra ou de queijo minas. Uma boa colherada de queijo de cabra fresco e cremoso ou uma colherada de um iogurte encorpado também fica bom. Se não colocar os croutons, pode servir com torradas bem fininhas…
Serve 4 pessoas.