Criada no luxuoso hotel Waldorf-Astoria, em Nova York (EUA), por Oscar Tschirky, a receita da Waldorf Salad foi publicada em 1896 no livro The Cook Book por “Oscar” of the Waldorf.

Famosa no mundo todo, ela foi sendo modificada ao longo dos anos e, por isso, existem várias versões por aí.

Essa é feita com maçã-verde e molho à base de iogurte, super refrescante e levíssima!

Você pode acrescentar uvas frescas sem caroço cortadas ao meio e/ou cubos de queijo gorgonzola que também fica maravilhoso!

Para uma apresentação digna do Waldorf, eu dispus as fatias de maçã formando uma rosa.

Ingredientes

  • 2 maçãs verdes (ou 1 verde e 1 vermelha)
  • 4 talos de salsão
  • folhas de salsinha
  • ¼ de xícara (chá) de nozes ou outra castanha da sua preferência (eu usei noz-pecã)
  • ¼ de xícara (chá) de iogurte natural
  • ¼ de xícara (chá) de maionese
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 limões
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Lave e seque as maçãs, os talos de salsão e a salsinha.

Coloque as nozes em uma frigideira e leve ao fogo baixo para torrar levemente (cerca de 2 a 3 min. de cada lado, ou até começar a dourar e você sentir o aroma das nozes no ar). Isso vai realçar o sabor e adicionar textura à salada.

Numa tigela pequena, misture o iogurte com a maionese, o azeite e o caldo de 1 limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Corte as maçãs ao meio; descarte as sementes e fatie cada metade em meias-luas finas. Transfira para uma tigela e regue com o caldo do outro limão – ele evita que a maçã escureça.

Descarte as folhas do salsão e retire a parte fibrosa com um descascador de legumes. Corte o talo do salsão em fatias finas e misture à maçã. Pique as nozes grosseiramente e reserve.

Para montar a salada: no centro de cada prato disponha as fatias de maçã e salsão; regue com o molho e salpique com as nozes picadas e as folhas de salsinha.

É possível preparar a salada com algumas horas de antecedência, mantendo-a tampada na geladeira, mas lembre-se de adicionar as nozes pouco antes de servir para manter sua textura e frescor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam