É impossível comer só um praliné… Esse amendoim caramelizado por fora e crocante por dentro é simplesmente irresistível porque tem o gostinho da minha infância. Todo ano, na Coroação de Nossa Senhora, ganhávamos um cone recheado com essas bolinhas viciantes.

Me conta nos comentários, qual lembrança mais gostosa o praliné te traz?

Então é hora de reviver cada segundinho desse momento já que a receita é fácil: leva só água, açúcar e amendoim. A casca crocante fica rosada porque a calda pega a cor da pele do amendoim.

Esta é a sexta receita do nosso especial de Festa Junina!! Nos posts anteriores você confere Pé-de-moça, Canjica doce, Pipoca doce caramelada perfeita, Bolo de bagaço de milho e Curau de milho.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de amendoim cru e com pele

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio) e separe uma assadeira grande.

Leve uma panela média ao fogo médio. Junte a água e o açúcar, mexendo só até dissolver.

Quando ferver, deixe borbulhar por 1 minuto, adicione o amendoim e mantenha no fogo, sem mexer, até que a calda engrosse bastante e surjam bolhas grandes e brilhantes. Parece que não vai acontecer, mas acontece! Aqui em casa demorou cerca de 15 minutos, mas na sua casa pode demorar até mais.

Quando chegar nesse ponto, comece a mexer e continue mexendo até açucarar e secar. Retire o amendoim imediatamente do fogo e espalhe tudo na assadeira, fazendo uma camada só.

Leve o amendoim ao forno por 10 minutos pra perder totalmente a umidade, qualquer gosto de cru e ficar bem crocante por dentro.

Deixe esfriar por pelo menos 30 minutos e guarde num pote bem fechado por até uma semana.

A receita é da querida Na Cozinha da Helô.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam