Curau de milho-verde tem gostinho de roça e é muito fácil de fazer… É só levar a panela com o caldo do milho, açúcar e leite pro fogo, aquecer e mexer até engrossar e perder o gosto de milho cru. Aí é encher os copinhos e salpicar canela por cima. Em minutos você tem um mingau cremoso e lisinho, com um perfume irresistível… Dá pra comer quente, em temperatura ambiente ou gelado.
Esta receita abre o nosso especial de Festa Junina!! Como amo essa época do ano! Fique de olho pra não perder nenhuma gostosura do nosso Arraiá!
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de grãos de milho verde fresco debulhado (umas 3 espigas grandes)
- 1 e ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
- ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
- Canela em pó pra polvilhar
Modo de preparo
Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos. Bata o milho e o leite no liquidificador até obter um creme liso.
Passe por uma peneira fina espremendo bem e deixando o creme cair numa panela média (o bagaço será utilizado pra fazer um bolo, receita no próximo reel). Junte o açúcar.
Leve a panela ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até engrossar – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.
Despeje o curau numa tigela ou em 4 potinhos de cerca de 150ml de capacidade.
Polvilhe com canela na hora de servir.
Rende 4 porções.
A receita é da querida Na Cozinha da Helô.

2 respostas
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?