Como boa mineira, amo pão de queijo, e há muito tempo estava com vontade de fazer essa receita com tapioca da querida @nacozinhadahelo, feita com a tapioca flocada do Pará. Por lá, ela também é conhecida como farinha de tapioca de Americano e se parece com isopor de tão levinha que é.
Conhece essa tapioca? Você pode encontrar facilmente na internet para comprar, ou em empórios que vendem produtos paraenses. É importante não confundir essa tapioca paraense com a tapioca granulada e quebrada e com a que é vendida pra fazer biju de tapioca, ou a panquequinha, e nem com o sagu, que precisa de cozimento pra ser usado em qualquer receita.
O pão de queijo de tapioca fica bem crocante e crespinho por fora e muito macio, com uma textura quase cremosa por dentro. Delicioso quentinho saindo do forno, também é gostoso no dia seguinte depois de uns minutos na torradeira.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de tapioca flocada do Pará – farinha de Americano (bolinha muito leve que parece isopor – 125 g, a granulada quebrada não funciona pra essa receita)
- 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
- 1 ovo grande
- 25 g de manteiga em temperatura ambiente (1 colher e 1/2 de sopa)
- 2/3 de xícara (chá) de queijo ralado (uns 70 g de queijo minas curado ou parmesão ou qualquer outro queijo bom de ralar)
- 1 colher (chá) de sal, ou a gosto
- Manteiga pra untar
Modo de preparo
Coloque a tapioca numa tigela, junte o leite e deixe repousar por 1 hora, até que ela absorva o leite totalmente.
Aqueça o forno a 180ºC (médio). Unte com manteiga uma assadeira média (se não for antiaderente), reserve.
Junte o ovo, a manteiga, o queijo e sal à tapioca e misture bem, até conseguir uma massa homogênea, mas grudenta.
Experimente a massa crua pra verificar o sal, que depende do queijo escolhido. Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça bolas de massa do tamanho de um pão de queijo e espalhe na assadeira.
Asse os pãezinhos por uns 20 minutos, até que estejam crescidos e bem dourados.
Sirva em seguida, pois saindo do forno eles ficam estufados, crocantes por fora e cremosos por dentro.