Direto da pracinha do interior vem a pipoca doce caramelada que não poderia faltar no nosso Arraiá! Nessa receita da querida Na Cozinha da Helô, o caramelo é feito junto com a pipoca, o que facilita bastante a vida.
Pra dar certo tem alguns segredinhos: é fundamental usar uma panela grande e, de preferência, com tampa de vidro, pra poder acompanhar o processo. Comece misturando água, óleo, vinagre e açúcar na panela até dissolver e só então junte o milho, mexendo de vez em quando. O milho tem que ser de boa qualidade, porque os grãos têm mais resistência no momento de estourar.
Tenha paciência, há um momento em que parece que a calda se separa, mas no final tudo dá certo. Quando começar a estourar, tampe a panela. Segurando com um pano, movimente para evitar que a pipoca grude na base da panela. Vai na fé!!
Esta é a terceira receita do nosso especial de Festa Junina!! Nos posts anteriores você confere Curau de milho e Bolo de bagaço de milho. E fique de olho pra não perder as próximas gostosuras…
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de água
- 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco ou de maçã
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara de milho para pipoca
Modo de preparo
Numa panela grande misture a água, o óleo, o vinagre e o açúcar. Aqueça e mexa até começar a dissolver.
Em fogo médio, junte o milho e misture, mexendo de vez em quando, até o primeiro milho estourar. Tenha paciência, pois o processo leva alguns minutos.
Tampe a panela e, mantendo em fogo médio e segurando com um pano, movimente a panela até que os grãos parem de estourar.
Despeje rapidamente as pipocas numa assadeira grande e mexa com delicadeza, soltando os blocos.
Deixe amornar por uns 20 minutos e sirva. Você pode guardar a pipoca num pote com tampa por até 1 semana.