Prato pantaneiro delicioso, tradicional no Mato Grosso do Sul, tem dois ingredientes que eu amo: carne de sol e mandioca. O resultado é um cozido suculento delicioso, cheio de sabor!
Eu usei carne serenada, que tem menos sal que a carne seca e o charque, por isso, não precisei dessalgar e o sal da carne foi suficiente para temperar o prato. Se for usar carne seca ou charque, é preciso dessalgar antes.
Ingredientes
- ½ kg de carne serenada (de sol)
- ½ kg de mandioca
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picadinha
- 1 pimentão pequeno cortado em cubinhos (vermelho ou amarelo)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates sem sementes, cortados em cubinhos
- ½ litro de água quente
- Sal e pimenta a gosto
- Cebolinha e salsinha a gosto
Modo de preparo
Corte a carne e a mandioca em cubos de 2 x 2 cm.
Aqueça o azeite em uma panela média, junte a carne e mexa até dourar. Adicione a cebola e o pimentão e misture. Quando murchar, acrescente o alho, mexa por 1 minuto, depois junte o tomate.
Acrescente a mandioca picada e ½ litro de água quente e cozinhe até que ela esteja macia, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. O ponto ideal é um caldo ligeiramente grosso e com os pedaços inteiros da mandioca.
Tempere com pimenta do reino ou outra pimenta da sua preferência e, se necessário, corrija o sal do caldo. Finalize com cebolinha e salsinha picada. Sirva quente acompanhado de farinha de mandioca ou da farofa da sua preferência.
Serve 4 pessoas.