Shakshuka em Israel, Huevos rancheiros no México ou Le uova in purgatorio na Itália. Dê o nome que quiser, só não deixe de provar. As gemas moles que explodem sobre o molho de tomate e pimentão são um pedacinho do paraíso.
Comida de rua muito popular, é fácil de preparar e faz brilhar os olhos e aguçar os sentidos. A palavra shakshuka significa “uma mistura”. Junte em uma frigideira azeite, cebola, pimentão, alho, tomates, ovos e especiarias e pronto.
Satisfaz como um café da manhã ou brunch reforçado em um final de semana preguiçoso, como um almoço rápido ou um jantar saboroso.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picadinha
- ½ pimentão vermelho sem sementes, picado em cubinhos
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 lata de tomate pelado (400 g)
- ½ colher (chá) de orégano seco
- ¼ de colher (chá) de páprica picante
- ¼ de colher (chá) de cominho
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 ovos
- salsinha picada para finalizar
Modo de preparo
Leve ao fogo médio uma frigideira média (utilizei uma de 25 cm). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos. Junte o alho e mexa por mais 1 min.
Abaixe o fogo, junte os tomates pelados (com o líquido), amassando-os com uma colher de pau para que desmanchem. Tempere com orégano, páprica, cominho, sal e pimenta e cozinhe por 5 min, mexendo de vez em quando.
Com a colher, abra quatro cavidades no molho – é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigela, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e cozinhe em fogo baixo por 5 min.
Tampe a frigideira e cozinhe por mais 3 min, até que as claras fiquem cozidas e as gemas levemente moles (se preferir mais mole, deixe 1 min a menos, mas se gostar das gemas bem cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC por 5 min ao final).
Finalize com salsinha e sirva na própria frigideira com o pão da sua preferência.
Serve 2 pessoas.