Canjica é doce com sabor de infância e quitute obrigatório no meu Arraiá! O toque diferenciado que vai te surpreender é finalizar com raspas de laranja e crispy de coco pra variar do amendoim. Ficou simplesmente excelente! Prova de que em tradição se mexe sim, rs.
Esta é a quarta receita do nosso especial de Festa Junina!! Nos posts anteriores você confere Pipoca doce caramelada perfeita, Bolo de bagaço de milho e Curau de milho. E fique de olho pra não perder as próximas gostosuras…
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de canjica branca
- 1 litro de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 200 ml de leite de coco (1 vidrinho)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 cravos-da-índia
- 1 rama de canela
- raspas de 1 laranja-baía
- crispy de coco a gosto para servir
Modo de preparo
Numa tigela, coloque a canjica e cubra com 3 xícaras (chá) de água. Tampe com um prato e deixe de molho em temperatura ambiente por 12 horas – o demolho amolece o milho e retira o excesso de amido.
Passado o tempo do demolho, escorra a água e transfira a canjica para a panela de pressão. Adicione 1 litro de água, os cravos e a canela. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Após os 40 minutos de cozimento, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Adicione o leite, o leite de coco e o açúcar. Volte a panela sem a tampa ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, ou até o caldo engrossar levemente.
Atenção: se você estiver preparando a canjica no dia anterior ao de servir, ou se prefere comer a canjica fria, deixe cozinhar por menos tempo, cerca de 15 minutos, pois a canjica engrossa bastante ao esfriar. Na hora de servir, se achar muito grossa, adicione mais leite.
Desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir com raspas de laranja e crispy de coco.
Serve 6 pessoas.
Receita da musa Rita Lobo.