Apresentar a cultura do nosso país para os pequenos e pequenas é tão essencial! É ela que nos une enquanto povo e molda nossa identidade nacional. E a gastronomia é a expressão mais deliciosa de toda nossa riqueza.
Tenho alguns livros de cozinha para crianças, mas a grande maioria traz receitas bem genéricas. Em busca de algo que abordasse a cozinha brasileira, achei o maravilhoso “Saborzinho do Brasil – Norte”, da @alicegranato. É uma viagem ao mesmo tempo lúdica, informativa e cheia de descobertas culinárias.
Que existem vários Brasis dentro do nosso país todo mundo sabe… a imensa extensão territorial resulta nessa riqueza cultural exuberante, e cada região tem seus costumes, ingredientes e receitas.
Talvez a região a que a gente tenha menos acesso aqui no Sudeste seja a Norte, e os produtos mais conhecidos por aqui acabam se resumindo a açaí e castanha-do-pará. Mas a cozinha nortista é muito mais que isso!
No livro, embarcamos com o pequeno Tupi em suas aventuras para descobrir os sabores da região. Em meio ao açaí colhido no pé, biju com tucumã, farinhas comidas com pirarucu no mercado Ver-o-peso e tacacá quentinho, revela-se o encanto da floresta e da Ilha de Marajó com seus búfalos e cerâmicas, a beleza do boto cor-de-rosa, os mistérios da onça-pintada.
Para que os sabores do Norte viajem até a casa de cada leitora e de cada leitor, o livro conta com uma seção de receitas feitas por chefs ligados direta e afetivamente à região. São eles Alex Atala, um dos grandes responsáveis pela valorização dos ingredientes brasileiros no país e no exterior; Daniela Martins, chef do tradicional restaurante paraense Lá em casa; Jérôme Dardillac, que comandou a cozinha no hotel Tropical, em Manaus; e a boleira Otávia Sommavilla, que incorpora à confeitaria as delícias locais.
Este livro promete ser o primeiro de uma série que vai apresentar todas as regiões do Brasil para nossas crianças. Que venham os próximos!!
Nossas crianças precisam descobrir e provar o Brasil e cabe a nós guiá-las por esse universo fascinante da cultural regional.
“Saborzinho do Brasil”, de Alice Granato, pode ser facilmente adquirido pela internet.