“Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste, e, se me ajudardes, Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.”
SOU O MILHO!!
Este trecho da “Oração do Milho”, da poetisa goiana Cora Coralina, retrata a importância do milho que, junto com a mandioca, é a base da alimentação brasileira. Na região Norte do nosso país, a mandioca foi mais cultivada e consumida. Já no Sudeste, o milho ganhou papel de protagonista. Aqui em Minas Gerais temos pratos tradicionais feitos com este ingrediente: angu, canjica, bolo de fubá e canjiquinha (quirera) são apenas alguns deles.
E é neste período, durante os meses de maio e junho, que encontramos aquelas espigas maravilhosas pra comer o milho-verde fresquinho. Não é à toa que ele reina absoluto na Festa Junina!!
Em 24 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Milho, começa aqui no Cozinha Clara nossa Festa do Milho!! Vamos preparar uma série de receitas pra mostrar toda a versatilidade desse alimento maravilhoso, originado no sul do México e da Guatemala e que viajou pelas Américas com a ajuda de povos ancestrais. Estima-se que os primeiros milhos chegaram na Amazônia há 4 mil anos, e de lá para o restante do Brasil!
Vai ter receita doce e salgada para agradar todos os gostos!! Fique de olho pra acompanhar tudinho!!
A foto abaixo é do Projeto Crioulo, que cultiva milhos caipiras, descendentes dos milhos primitivos lá do México, através de sistemas agrícolas sustentáveis. A canjiquinha e o fubá crioulo serão as estrelas de algumas das receitas da nossa festa!!!