Que tal fazer carpaccio de beterraba?
Originalmente criado à base de carne, o famoso prato italiano foi inventado em Veneza, em 1950, no Harry’s Bar. Foi servido à condessa Amalia Nani Mocenigo quando ela informou que seu médico havia recomendado o consumo de carne crua, rica em ferro, pois ela estava com anemia.
O carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com mostarda, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta-do-reino branca. O prato foi nomeado por Giuseppe Cipriani, o fundador do bar, em referência às pinturas na cor vermelha de Vittore Carpaccio que estavam na época em exposição na cidade.
O termo carpaccio, atualmente, é usado para denominar qualquer prato de carne, peixe, fruta ou legume finamente cortados.
Ingredientes
1 beterraba grande
1/2 cebola roxa
1 colher (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
sal a gosto (a alcaparra já é salgada)
Modo de preparo
Cozinhe a beterraba com a casca em uma panela grande coberta com água (leva cerca de 30 minutos, se quiser, pode cozinhar na pressão por 10 minutos).
Enquanto isso, prepare o molho. Corte a cebola em fatias finas e pique as alcaparras. Em uma tigela, misture o suco do limão, o azeite, a cebola e as alcaparras picadas. Acerte o sal.
Depois que a beterraba estiver cozida, deixe esfriar. Retire a casca com uma faca, corte-a ao meio e lamine finamente. Disponha as lâminas em círculo em um prato grande raso, começando da borda e sobrepondo levemente as fatias.
Regue as lâminas de beterraba com o molho e decore com brotos de beterraba e agrião, como eu fiz, ou com folhas de rúcula.
Serve 4 pessoas.