Quando criança, o almoço aos finais de semana era sempre na casa das minhas avós. Na minha avó Zenith, anfitriã de sábado, não podia faltar pernil ou lombo assado com farofa e o famoso bolo gelado. Já minha avó Ilka era adepta ferrenha do rosbife, prato tradicional do almoço de domingo.. Torta fria de pão, torrada com creme de espinafre e pavê de chocolate eram outros pratos clássicos desses encontros que reuniam a família em torno de uma mesa farta, acolhedora e saborosa.
Todas essas lembranças vieram à tona ao folhear o livro “À mesa com Clarita e Cidinha”, de Andréa de Magalhães Matos. É uma homenagem à mãe e à avó da autora, com as quais ela aprendeu as receitas maravilhosas que compartilha, e por extensão a todas as mães e avós, embaixadoras da tradicional culinária familiar. Encontrei lá no livro algumas dessas receitas com que eu me deliciava na infância. Engraçado como alguns pratos são datados, fazendo parte de todas as mesas em determinada época… Você também tem essa impressão?
Generosamente, a Andréa quis facilitar a vida de seus leitores e leitoras e catalogou as receitas de acordo com os meses do ano e suas respectivas datas comemorativas, fornecendo cardápios completos com entrada, prato principal e sobremesa para comer na praia em janeiro, para curtir o Carnaval em fevereiro, e por aí vai.. Tudo bem detalhado e lindamente ilustrado pela própria Andréa e pela Clarissa, sua prima. Ela recomenda: “não faça qualquer receita (do livro) se estiver de regime ou com restrição médica. Tudo aqui é gostoso, farto e sem contenção. Até as saladas são vistosas e deliciosas. Convido todos para o prazer à mesa!”
Brindemos e nos dediquemos a esse prazer!!!
O livro pode ser adquirido, em Belo Horizonte (MG), na Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274) ou na Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913), ou diretamente com a Andréa (31-99957-3513 – andreamagmatos@gmail.com).
Uma resposta