Reunir os amigos em casa é muito bom, mas para garantir um encontro perfeito, vários fatores devem ser levados em conta, alguns deles antes mesmo de definir o cardápio.

Confira o passo a passo para proporcionar um momento inesquecível:
- Verifique a previsão do tempo. Já programei um cardápio de verão e, no dia do encontro, chegou uma frente fria que derrubou a temperatura. Isso também vai definir se você poderá receber em um local aberto ou fechado, em caso de chuva.
- Na lista de convidados tem adultos e crianças? Se sim, pense em pratos que agradem todas as idades.
- Vai ser um encontro formal e intimista, com poucos convidados? Garanta que todos tenham assento à mesa. Nesse caso você pode investir em um cardápio completo com aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. Pergunte se os convidados têm alguma restrição alimentar, para não correr o risco de servir algo que não possa ser consumido. Se o encontro for durante o dia, dá para pensar em um prato principal mais pesado, à base de carne vermelha. Mas se for à noite, o ideal é que seja algo à base de peixe, frutos do mar ou carne branca, ou um prato em que a carne não seja protagonista.
- Vai ser um encontro informal e com muitos convidados? Privilegie “finger foods” que podem ser degustadas em uma bocada e dispensam o uso de pratos e talheres. Verificar as restrições alimentares nesse caso é mais complicado, por isso, ofereça um prato vegetariano e um sem lactose. Se o encontro for de dia, garanta que o cardápio tenha pelo menos um prato com mais “sustância” para saciar os convidados. Mas se for à noite, pense em opções mais leves para não empanturrar a turma.
- Para escolher as receitas, avalie o sabor de cada uma e se formam um bom conjunto. Não utilize o mesmo ingrediente predominante em pratos diferentes. Se a farofa é de banana, banana assada com canela não entra na sobremesa. Procure incluir sabores e texturas diferentes no decorrer do cardápio.