Massa amanteigada e crocante que derrete na boca, com um recheio macio de palmito e alho poró. Essa quiche é boa demais, gente! E você pode usar a base do recheio (creme de leite, ovos e queijo) para fazer a torta em outros sabores, o céu é o limite!
Massa
- 300g de farinha de trigo (2 xícaras)
- 1 colher de chá de sal
- 150g de manteiga gelada (4 colheres cheias)
- 1 ovo
- Água gelada (o quanto baste)
Modo de preparo
Em uma vasilha grande, junte a farinha, o sal e a manteiga gelada em cubos. Com a ponta dos dedos, vá misturando a manteiga à farinha até ficar parecendo uma farofa grossa. Adicione o ovo e incorpore até a massa ficar homogênea. Se precisar, adicione água gelada aos poucos até formar uma bola. Embale em plástico filme e leve à geladeira por meia hora. Abra a massa em uma forma de fundo removível redonda de 24 cm, cobrindo o fundo e as laterais. Não precisa abrir a massa com o rolo, pode ir colocando os pedacinhos pouco a pouco e espalhando até ficar uniforme. Fure todo o fundo com um garfo e coloque a forma na geladeira novamente. Pré-aqueça o forno a 180°C.
Recheio
- 1 alho poró
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 ovos grandes
- 1 caixa (200g) de creme de leite
- a mesma medida da caixa de leite
- ½ xícara de queijo ralado da sua preferência (pode ser minas, muçarela)
- ¼ de colher de chá de noz moscada ralada na hora
- ½ colher de chá de sal
- 1 vidro (300g) de palmito picado
- ¼ xícara de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Descarte as folhas do alho poró e lave sob água corrente. Corte em rodelas finas e leve à frigideira com 1 colher de manteiga e 1 pitada de sal. Refogue por 5 minutos e reserve. Em uma vasilha, junte os ovos, o leite e o creme de leite e mexa com um garfo ou batedor de arame até a mistura ficar homogênea. Junte a ½ xícara de queijo, a noz moscada e o sal e misture novamente. Retire a forma da geladeira e espalhe o alho poró na base da massa. Depois junte o palmito escorrido, verta o creme de ovos e finalize salpicando o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por 40 a 50 minutos, ou até que a massa e o recheio estejam bem dourados. Sirva quente ou em temperatura ambiente.