De origem portuguesa, batata ao murro é um clássico aqui em casa: acompanha bem carne, frango e peixe grelhado, assado ou braseado. A casquinha crocante e o aroma de alho e ervas a tornam simplesmente irresistível! 

O preparo é muito simples, primeiro lave as batatas (bolinhas, pequenas ou de tamanho médio) com uma escovinha, coloque-as em uma panela, cubra com água fria e leve para cozinhar. Fique de olho no ponto: elas devem estar cozidas, mas ainda firmes, para não se desmancharem.

Coloque as batatas em um escorredor e deixe a água evaporar. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com azeite uma assadeira, de preferência antiaderente. Transfira as batatas para a assadeira e, com as costas de uma colher, aperte cada uma com cuidado para achatar levemente.

Tempere com ervas secas ou frescas da sua preferência (tomilho e alecrim são a combinação perfeita, eu uso uma mistura de ervas secas da Provença). Amasse alguns dentes de alho com as costas da faca para abri-los ligeiramente e junte-os à assadeira, entremeando as batatas. Tempere com sal moído na hora ou sal comum e regue tudo com azeite.

Leve ao forno e asse por cerca de 30 minutos, ou até ficarem douradas. Retire do forno e sirva a seguir.

E por aí, qual é seu jeito preferido de preparar batatas?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam