Do cardápio da casa da minha avó Ilka, uma das minhas receitas preferidas era essa torrada adornada com um creme sedoso de espinafre e uma tira de ovo cozido. Que combinação maravilhosa!
Fazia muito tempo que não me deliciava com esse prato, tinha até mesmo me esquecido dele, quando me deparei com a receita no excelente livro “À mesa com Clarita e Cidinha”, da Andréa de Magalhães Matos (saiba mais sobre o livro clicando aqui).
Resolvi matar a saudade hoje e quase fui às lágrimas quando provei o primeiro pedaço… a comida tem mesmo o poder de nos fazer viajar no tempo, sem sair do lugar… Te convido a viajar comigo ao som de Carinhoso, uma das músicas preferidas da minha saudosa vozinha.
Ingredientes
- 1 maço de espinafre
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ cebola picadinha
- 1 colher (chá) de tempero de sal com alho
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 vidro pequeno de requeijão
- 3 ovos cozidos
- 10 torradinhas de pão francês
Modo de preparo
Lave o espinafre e separe as folhas, picando-as. Leve uma panela média ao fogo com a manteiga e a cebola picadinha. Quando estiver dourada, acrescente o sal com alho. Em seguida, acrescente o espinafre e mexa até murchar. Retire um pouco da água que se formou na panela e use-a para dissolver o amido de milho. Depois jogue essa mistura na panela. Junte o requeijão, deixando ferver e engrossar. Reserve.
Coloque uma quantidade generosa do creme de espinafre nas torradas e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, deixando por tempo suficiente para o creme aquecer. Cozinhe 3 ovos na água por 12 minutos, deixe esfriar, tire a casca e fatie em rodelas finas. Retire as torradas do forno e coloque uma rodela de ovo por cima de cada uma. Sirva em uma travessa rasa. É uma ótima opção de entrada!