Bacalhau cremoso gratinado com aquela camada douradinha de queijo é uma opção maravilhosa para as festas de fim de ano. E o melhor é que você pode preparar com antecedência e levar ao forno na hora de servir.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de leite integral
- 1 ramo de tomilho, 1 folha de louro e 1 galho de alecrim
- 1 cabeça de alho pequena cortada ao meio
- 800g de lombo de bacalhau dessalgado em posta
- 3 talhos de alho-poró cortados em fatias finas (somente a parte branca)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 copo de requeijão cremoso (200g)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola grande cortada em rodelas finas
- 2 dentes de alho picadinhos
- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
- ½ xícara (chá) de parmesão ralado
Modo de preparo
Numa panela média coloque o leite com as ervas e o alho. Quando ferver desligue o fogo, adicione o bacalhau, tampe a panela e deixe ali por 15 min. Com uma escumadeira, retire o bacalhau, deixe esfriar e desfie com as mãos em lascas grandes. Coe o leite e reserve.
Refogue o alho-poró na manteiga até ficar macio, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Dissolva o amido em 2 xícaras (chá) do leite reservado. Junte ao alho poró e mexa sem parar até engrossar um pouco. Adicione o requeijão cremoso e misture para incorporar. Tempere com noz-moscada e acerte o sal e a pimenta. Se o creme estiver muito grosso, vá adicionando aos poucos o leite restante. Reserve.
Em uma frigideira ou panela média, junte o azeite e refogue a cebola até dourar. Agregue o alho e misture por 1 min. Acrescente as lascas de bacalhau e misture com cuidado. Desligue o fogo e reserve.
Forre uma travessa refratária média com 1/3 do creme de alho poró, espalhe o bacalhau e cubra com o restante do creme. Salpique o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus para gratinar até dourar. Sirva quente.
Rende 6 porções.