Cheesecake cremoso, macio e aveludado, a Tarta basca de queso é deliciosa e fácil de fazer! E você pode preparar com antecedência e servir bem geladinha, com frutas frescas ou uma compota, ou sem nada. ❤️

A receita é da querida @nacozinhadahelo 🥰

Ingredientes

  • 600g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar refinado (200g)
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de extrato ou essência natural de baunilha
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (30g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (360ml)

Modo de preparo

Aqueça o forno a 220ºC. Separe uma fôrma redonda de fundo removível (20 a 22 cm) e uma assadeira pra apoiar a fôrma no forno.

Corte dois retângulos de papel manteiga de uns 50 cm cada um. Unte a fôrma com manteiga, depois posicione uma fatia de papel sobre a fôrma e pressione com as mãos pra descer até a base acertando bem. Depois, coloque o segundo papel no outro sentido e acerte pra forrar da melhor maneira possível, deixando o papel bem colado à forma (ficarão muitas pregas, é assim mesmo).

Coloque o cream cheese, o açúcar e o sal em uma tigela grande e misture com uma espátula ou batedor de arame até ficar homogêneo. Junte o primeiro ovo, misture até incorporar totalmente à base de cream cheese, então junte o segundo e faça o mesmo até incorporar o último. Junte a baunilha, misture e reserve.

Numa tigela média, coloque a farinha e junte 1/4 do creme de leite, misture com um batedor de arame até ficar uma pastinha lisa e sem grumos. Junte o restante do creme de leite e depois passe pra tigela do cream cheese.

Misture com a espátula até conseguir um creme liso e despeje na fôrma preparada. Asse por mais ou menos 40 minutos, até que o cheesecake esteja bem dourado na superfície e nas bordas e crescido como um suflê.

Retire do forno, coloque sobre uma grade e deixe descansar sem mexer por 2 horas. Ele vai murchar, como acontece com suflê, mas é assim mesmo.

Leve à geladeira coberto com papel alumínio por pelo menos 3 horas, e até por 3 dias. Se quiser, sirva com uma calda ou compota de frutas vermelhas, como eu fiz, ou frutas frescas picadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam