Bolo chocolatudo de amêndoas é delicioso e fácil de fazer, sobremesa perfeita para as festas de fim de ano! Sirva puro ou acompanhado de uma bola de sorvete, chantilly e/ou calda de frutas vermelhas.
A Torta Caprese vem da ilha de Capri, um paraíso turístico no Sul da Itália. Dizem que sua origem é acidental, veio do erro de um confeiteiro. Mas o erro deu tão certo, que virou um doce típico aclamado até em outras regiões do país! E é #semgluten!
A receita é da @lubonometti.
Ingredientes
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (1 tablete)
150g de açúcar refinado
3 ovos grandes (separados claras de gemas)
200g de chocolate meio amargo derretido
1 colher (sopa) de cacau em pó peneirado
1 pitada de sal
250g de farinha de amêndoas
açúcar de confeiteiro ou cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo
Misture a manteiga e o açúcar com um fouet até ficar esbranquiçado. Adicione as gemas e mexa. Junte o chocolate, o cacau, o sal e a farinha de amêndoas e misture até ficar homogêneo. Bata as claras em neve e acrescente à massa, misturando delicadamente, de cima para baixo, até incorporar.
Coloque numa forma redonda de 22cm de presilha lateral ou fundo removível com o fundo forrado com papel manteiga e as paredes untadas com spray desmoldante, óleo ou manteiga. Espalhe com uma espátula.
Asse em forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 35 minutos, até a superfície ficar sequinha e ao tocar você sentir levemente firme tipo um colchãozinho macio (sem estar mole) e sem massa “crua” por baixo. Fazendo o teste do palito, ele deve sair com alguns farelos, como o brownie.
Depois de pronta, deixe esfriar na forma. Desenforme, retire o papel da base e polvilhe por cima com cacau em pó ou açúcar de confeiteiro, ou nada.
Dica: alguns confeiteiros italianos misturam a farinha de amêndoa com a de avelãs. Você pode substituir a farinha de amêndoas por farinha de castanha de caju!