Biscoitinho delicioso pra comer quentinho, saindo do forno. É muito fácil de fazer, perfeito para as crianças entrarem em ação nessas férias.

Esta é a segunda do nosso especial de férias, que tem Sofia, minha pequena de 7 anos, à frente da cozinha, sob minha supervisão. No post anterior tem Panqueca de chocolate…fique de olho porque vem muita comida gostosa por aí.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de polvilho doce (cerca de 250 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 150 g)
  • 1 ovo
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente (1/4 de tablete)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).

Quebre o ovo numa tigela e bata levemente com um garfo.

Numa tigela grande, misture o polvilho com o queijo e o sal. Junte a manteiga, o ovo e amasse com as mãos até formar uma farofa grossa.

Adicione o leite aos poucos, misturando bem com as mãos, até formar uma massa que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.

Separe uma porção da massa e enrole para formar uma bolinha, do tamanho da de pingue-pongue. Em seguida, enrole a massa na bancada, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Transfira o rolinho para uma assadeira grande, dando o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada unidade na assadeira.

Agora um adulto assume: leve ao forno para assar por 15 a 20 min., ou até que os biscoitos fiquem levemente dourados. Sirva a seguir.

Rende de 20 a 24 biscoitos.

PODE CONGELAR

Modele e coloque os biscoitos crus numa assadeira; cubra com filme e leve ao congelador por pelo menos 2 horas para firmar; transfira para um saco plástico e conserve por até 3 meses. Para assar, preaqueça o forno a 220 ºC, transfira os biscoitos congelados para uma assadeira, leve ao forno e asse por 25 min.

Receita levemente adaptada do Panelinha Rita Lobo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam