Crocante de polvilho

Impossível parar de comer esse biscoito ultracrocante de polvilho! Petisco perfeito para as festas de fim de ano, dá para fazer de diversos sabores.

Ingredientes

3 e ½ xícaras (chá) de polvilho azedo (500 g)
1 e ½ colher (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
¾ de xícara (chá) de óleo
¾ de xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite
1 ovo

Modo de preparo

Numa tigela grande, misture o polvilho azedo, o açúcar e o sal. Coloque o óleo e a água numa panelinha e aqueça. Quando começar a subir as primeiras bolhas, desligue o fogo. Aos poucos, regue a mistura de óleo e água quente sobre os secos na tigela, mexendo até formar uma farofa grossa. Adicione o leite e misture vigorosamente. Junte o ovo e mexa até formar uma massa lisa e um pouco grudenta. Cubra com filme e leve para a geladeira. Deixe descansar por pelo menos 6h.

Para assar

Ervas secas, flor de sal (ou sal grosso moído), pimenta-do-reino em grãos moída na hora, queijo parmesão ralado, páprica picante, alho em pó, pimenta calabresa em flocos, orégano seco

Preaqueça o forno a 200 °C. Separe três assadeiras grandes antiaderentes. Em tigelas separadas, distribua os ingredientes para temperar os biscoitos. Aqui fiz as seguintes combinações: ervas da Provence e flor de sal; pimenta-do-reino e parmesão; pimenta calabresa e orégano; páprica picante e alho em pó. Use sua imaginação para combinar os sabores.

Retire a massa da geladeira. Com uma espátula espalhe uma camada bem fina de massa (cerca de 2 mm) sobre o fundo da assadeira – quanto mais fina, mais crocante o biscoito fica. Polvilhe com os ingredientes escolhidos. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 10 minutos ou até começar a dourar e ficar firme.

Enquanto a primeira leva de biscoitos estiver no forno, prepare a próxima assadeira. Transfira os biscoitos assados para uma travessa. Passe um papel toalha no fundo da assadeira para limpar e repita o processo até acabar a massa. Espere esfriar e quebre a placa de biscoito com as mãos em pedaços irregulares.

Os biscoitos ficam crocantes por até uma semana se armazenados num recipiente com fechamento hermético.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os novos posts diretamente no seu email.

Não enviamos spam